Barreiras Acústicas

Devido ao aumento substancial do ruído ambiental produzido pelas atividades humanas principalmente devido aos meios de transporte, quer rodoviário, ferroviário e aéreo, como também devido às zonas industriais, tornou-se necessário criar barreiras entre estes locais e as zonas urbanas por forma a garantir a comodidade dos seus habitantes.

 

Assim nas proximidades destes locais são colocadas barreiras verticais que se interponham entre o foco emissor e o foco recetor, com o objetivo de diminuir o ruído que chega a este último.

A Farcimar tem desenvolvido diversas soluções com diferentes materiais, proporcionando assim uma gama de produtos com uma composição e geometria especialmente desenhada para reduzir os níveis de ruído ambiental.

 

São dois os tipos de Barreiras acústicas produzidas e comercializadas pela Farcimar, as Barreiras acústicas Refletoras e as Absorventes. As barreiras refletoras são compostas por um painel em betão armado com acabamento normalmente liso, já as barreiras absorventes são compostas por um painel de betão estrutural e outro de betão poroso com capacidade absorvente com uma geometria “dentada” o que aumenta o seu desempenho pois permite melhorar as características de absorção sonora.

 

A Farcimar, com o objetivo de aumentar capacidade absorção acústica das suas barreiras absorventes, tem desenvolvido diversas composições com materiais alternativos para o painel de betão poroso. Assim apresenta uma gama inovadora que assegura os requisitos de absorção sonora e torna ainda mais eficientes as suas barreiras acústicas:

• Betão – Poroso
• Betão com argila expandida
• Betão – Cortiça
• Betão – Madeira

 

O betão poroso absorve parte das ondas que formam o ruído e as nervuras fazem com que as ondas de som choquem com elas, saltando e mudando de orientação e sentido, o que provoca a destruição parcial das ondas sonoras, reduzindo-se assim o nível de ruído ambiental.

 

As barreiras produzidas pela FARCIMAR cumprem os requisitos da EN 14388:2005 – Dispositivos de redução do ruído de tráfego rodoviário - Especifi cações, sendo ensaiadas segundo as normas EN 1793-2:1997 – Características intrínsecas do isolamento a sons aéreos e EN 1793-1:1997 – Características intrínsecas da absorção sonora, em Laboratório Notifi cado, as barreiras acústicas da Farcimar apresentam os seguintes níveis de absorção e isolamento sonoros.

 

As barreiras acústicas podem fabricar-se com diferentes medidas, sendo as dimensões standart máximas de 5,00X2,00m2: As barreiras acústicas podem ser fornecidas na cor natural do betão, pigmentadas ou ser pintadas á posteriori, garantindo esta uma maior regularidade na cor da superfície dos painéis de barreiras acústicas.

 

Quando comparado com outras soluções as barreiras acústicas em betão da Farcimar apresentam as seguintes vantagens:

 

• Boa capacidade de absorção acústica, principalmente em altas frequências – frequências emitidas por tráfego ligeiro.
• O betão devido à sua massa possui uma excelente capacidade de isolamento acústico;
• Durabilidade estrutural e baixa manutenção futura, logo maior economia de custos;
• Maior capacidade de resistência quando aplicados em ambientes quimicamente agressivos;
• Manutenção das propriedades isolantes e absorventes ao longo do tempo;
• Adaptação às necessidades paisagísticas e arquitetónicas de cada zona devido ao seu aspeto estético discreto e à possibilidade de fabrico ou pintura em diferentes cores;
• O seu acabamento dentado e poroso difi culta a realização de grafi tis;
• Elevada fl exibilidade e adaptação às condições locais do terreno;
• Expedito manuseamento e montagem;
• Material de baixo impacto ambiental, reciclável e sem desperdícios.

 

 

 

img1 Barreiras acústicas
img2 Barreiras acústicas

contacte-nos sobre este produto

Insira o código de segurança
 PwIcbEUU9G
imprimir
RECOMENDAR
Recomendação de Produto Preencha este formulário para recomendar os nossos produtos.
Insira o código de segurança
 fHJKzxERpG
RECOMENDAR