Muros Tipo "L", "LC", "I"

A FARCIMAR idealizou uma solução pré-fabricada em betão armado para a execução de muros de suporte de terras, de uma forma mais rápida, económica e com maior perfeição.

 

A versatilidade desta solução é de facto enorme tendo-se revelado a sua aplicação muito vantajosa na execução de muros de suporte de terras, mas também na execução de depósitos de inertes, de muros divisória para vedação de terrenos, na construção de silos para silagem e mesmo de fossas para vacarias, entre outras aplicações.

 

Este sistema é composto por peças em betão armado em forma de “L” (sapata incorporada até 4,50 m de altura), “LC” (sapata e contraforte incorporados até 4,50 m de altura) e “I” (sapata a betonar “in situ” podendo atingir um máximo de 12,00m de altura). A largura standard dos elementos pré-fabricados é de 1,50m no entanto em muros de maior altura constituído unicamente por painéis do tipo “I” essa largura poderá ser aumentada para 2,50m apresentado o painel, neste caso, dois contrafortes (π).

 

Num mesmo muro, sendo este de altura variável, de forma a obter uma maior otimização poderá recorrer-se ao uso dos três tipos de peças (L, LC e I), sendo o respetivo estudo e dimensionamento efetuado pelo Departamento Técnico da Farcimar, de acordo com as solicitações do cliente, sendo apresentado o respetivo projeto.

 

A sua utilização apresenta vantagens substanciais face a outras soluções, das quais se destaca:

 

• A adaptabilidade às necessidades de obra quer em alturas (até 12,00m), condições de utilização, sobrecargas, entre outras;
• Acabamentos perfeitos sem necessidade de trabalhos complementares;
• Rapidez de execução e de entrada em serviço, logo redução de custos;
• Melhoria das condições de trabalho e de segurança em obra face à rapidez e simplicidade dos processos de montagem;
• Maior durabilidade face ao controlo de qualidade associado à sua produção;
• Produto com marcação CE dando cumprimento à norma EN 15258:2008;
• etc.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


Betão
• Classe de resistência mínima - C30/37;
• Dimensão máxima do Inerte - 22mm;
• Classe de consistência do betão - S1;
• Classe do teor de cloretos - Cl 0.10 (Cl- < 0.10 % por massa de cimento);
• Classe de exposição – de acordo com as exigências regulamentares;
Aço
• Em varão e malha electrosoldada A500 NRSD e/ou A500 ER

Recobrimento das armaduras – de acordo com a classe de exposição.

 

DIMENSIONAMENTO

A verificação para os Estados Limite é realizada utilizando software de cálculo desenvolvido internamente, devidamente testado, sendo adotadas as combinações preconizadas na legislação em vigor.

 

As condicionantes de cálculo obedecem ao definido pelo cliente / projeto base e tomam em consideração a tipologia de utilização do muro a construir.

 

PRODUÇÃO

Os elementos pré-fabricados do tipo “L”, “LC” e “I” são produzidos pelo processo que designamos de moldagem manual, em moldes metálicos de elevada robustez sendo a vibração realizada através de vibradores de alta-frequência, podendo ou não ser acoplados a estes, o que permite a obtenção de peças com elevada qualidade e rigor, apresentando um acabamento perfeito.

 

O sistema de fabrico utilizado permite a produção de peças com diferentes geometrias ou alturas, de acordo com as necessidades, bastando para isso fazer pequenos ajustes nos elementos amovíveis (divisórias).

 

O processo de fabrico dos elementos pré-fabricados de betão do tipo “L”, “LC” e “I” engloba as seguintes tarefas:

• Preparação dos moldes;
• Montagem das armaduras;
• Betonagem;
• Cura no molde;
• Desmoldagem;
• Armazenamento.

 

A montagem dos moldes e a sua preparação para a betonagem é feita seguindo uma ordem de fabrico e consiste essencialmente na colocação dos diferentes elementos amovíveis (divisórias), armadura e respetivos espaçadores, bem como os respetivos acessórios de elevação.

 

Realizada uma verificação prévia dá-se início à betonagem sendo os elementos betonados horizontalmente com a face visível, virada para baixo.

 

O betão, sem interrupções, é cuidadosamente introduzido nos moldes de forma a evitar alterações bruscas nas características deste. Inicia-se a vibração obrigando este a penetrar em todas as esquinas e ocos de forma a evitar vazios e outros defeitos. Aquando o início da vibração o molde já se encontra com parte do betão no seu interior e esta apenas termina quando os acabamentos da parte superior da peça estiverem concluídos.

 

Terminada a betonagem e de acordo com as condições climatéricas da altura, poderá proceder-se à “cura húmida” ou “cura com calor”. No entanto de forma a evitar perdas de humidade e assegurar uma cura que permita uma certa impermeabilidade (à penetração de gases ou líquidos) da zona superficial, as peças são usualmente cobertas com um filme plástico.

 

Normalmente a desmoldagem dos diversos elementos iniciase passadas aproximadamente 24 horas da betonagem. Neste processo é utilizada uma ponte rolante que permite, através da ligação dos cabos aos elementos de elevação embebidas nas peças, a desmoldagem destas, de forma simples e segura.

 

Retirados dos moldes, os elementos são colocados, no interior da nave industrial, empilhados sobre barrotes de madeira e aí permanecem durante 24 horas, de seguida, os elementos pré-fabricados são transportados para a zona de armazenamento onde permanecem até serem expedidos.

 

Refere-se que os elementos pré-fabricados são produzidos com os adequados acessórios de elevação que garantem um efi ciente e seguro manuseamento destes, quer em fábrica, quer no processo de carga, descarga e montagem em obra.

 

QUALIDADE

Após implementação da norma harmonizada de referência e posterior auditoria da entidade auditora SGS, no início do ano de 2011 foi atribuído à FARCIMAR o certificado de Marcação CE relativo ao controlo de produção em fábrica dos Elementos de Muros de Suporte Pré-fabricados em betão por cumprimento dos requisitos da Norma Harmonizada EN 15258:2008.

 

O dimensionamento, a produção e controlo dos elementos pré-fabricados em cumprimento com a norma harmonizada, associados à versatilidade e robustez dos equipamentos produtivos e estes manuseados por equipas operativas experientes, permite a obtenção de peças com elevada qualidade e rigor com o máximo de rentabilidade.

 

MONTAGEM

Quando desejado, além do projeto do muro e do fabrico e transporte dos elementos pré-fabricados, a Farcimar poderá também efetuar a sua montagem em obra e nos muros de maior altura onde seja necessária a utilização de painéis tipo “I” a execução da sapata “In situ” poderá também ser da responsabilidade da Farcimar.

 

O processo de aplicação em obra dos elementos pré-fabricados em betão do tipo “L”, “LC” e “I”, que como referido pode também ser assumido pela Farcimar consiste essencialmente nas seguintes etapas:

• Acertos de cotas, nivelamento e compactação do terreno;
• Preparação da base de assentamento normalmente em Betão (de Limpeza);
• Assentamento das peças com recurso a Auto-Grua (rendimentos diários muito elevados mas variáveis de acordo com a tipologia de peças e as suas alturas);
• Execução do sistema de drenagem defi nido e dos aterros.


Nos muros tipo “I” acresce:
• Colocação do aço da armadura para as Sapatas;
• Betonagem das Sapatas “in situ”.

img1 Muros tipo “L”, “LC”, e “I”
img2 Muros tipo “L”, “LC”, e “I”

contacte-nos sobre este produto

Insira o código de segurança
 wD0Tqam
imprimir
RECOMENDAR
Recomendação de Produto Preencha este formulário para recomendar os nossos produtos.
Insira o código de segurança
 4vfBope4b
RECOMENDAR