Painéis estruturais

A Farcimar estudou e desenvolveu uma solução construtiva com recurso a painéis pré-fabricados de betão que permite de forma rápida e económica a execução de inúmeras obras de edifícios, surgindo assim os Painéis Estruturais que possibilitam a execução de paredes resistentes para infraestruturas e superestruturas, muros de suporte, caixas de escada e de elevadores, etc.

 

Consiste num sistema de construção de paredes resistentes com cofragem integrada, constituído por:

• Dois painéis em betão armado pré-fabricados;
• Conectores metálicos ou em fi bra de vidro sem condutibilidade térmica para ligar os dois painéis;
• Painel de isolamento térmico (aplicado apenas nas situações que se pretenda melhorar as características de isolamento térmico);
• Abertura entre os dois painéis gerado de acordo com o tamanho do reforço de betão a aplicar em obra.

 

Com o aumento da produtividade e redução dos custos gerais da empreitada os Painéis Estruturais respondem perfeitamente à evolução dos projetos e do mercado, diferenciando-se pelos seguintes aspetos:

• A velocidade de aplicação;
• A qualidade do acabamento das faces e a precisão da montagem dos elementos pré-fabricados;
• A leveza dos painéis que podem atingir grandes dimensões;
• Continuidade dos elementos estruturais (seja entre elementos pré-fabricados ou mesmo com os betonados “in situ”);
• Flexibilidade de utilização: estruturais ou não estruturais, aplicados em zonas sísmicas, adaptabilidade às necessidades da obra, limites de propriedade, redução de escavação, espaços de ação reduzida;
• Redução de mão-de-obra necessária bem como de materiais;
• Amigo do Ambiente: redução de ruído, redução de resíduos de obra, etc;
• Segurança: elementos pré-fabricados com adequados acessórios de elevação que garantem um eficiente e seguro manuseamento destes, quer em fábrica, quer no processo de carga, descarga e
montagem em obra;
• Eliminação de pontes térmicas: se utilizado painel de isolamento térmico e conectores em fibra de vidro sem condutibilidade térmica é possível obter um edifício com elevado conforto térmico.

 

O seu processo de fabrico envolve três etapas:

1. O primeiro painel é fabricado horizontalmente em mesa vibratória basculante com os conectores de ligação aplicados;

2. O segundo painel é fabricado também horizontalmente em mesa vibratória basculante;

3. Sobre este ainda com o betão fresco é aplicado o primeiro com algum tempo de cura e já virado ficando em cura mantendo a distância entre os dois painéis.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Betão
• Classe de resistência mínima – C25/30;
• Dimensão máxima do Inerte - 22mm;
• Classe de consistência do betão - S1;
• Classe do teor de cloretos - Cl 0.10 (Cl- < 0.10 % por massa de cimento);
• Classe de exposição – de acordo com as exigências regulamentares;

Aço
• Em varão e malha electrosoldada A500 NRSD e/ou A500 ER

Recobrimento das armaduras – de acordo com a classe de exposição.

Isolamento térmico

• Poliestireno expandido ou outro

 

DIMENSIONAMENTO

A verificação para os Estados Limite é realizada utilizando software de cálculo desenvolvido internamente, devidamente testado, sendo adotadas as combinações preconizadas na legislação em vigor.

 

As condicionantes de cálculo obedecem ao defi nido pelo cliente / projeto base e tomam em consideração a tipologia de utilização, mas da definição da secção de cada painel, são tidos em conta ainda aspetos como a capacidade de carga do equipamento usado para a montagem, capacidade dimensional do transporte rodoviário, os pontos de fixação bem como as características térmicas pretendidas, por forma a garantir a exequibilidade do projeto nas suas diferentes fases, fabrico, transporte e montagem, sem prejudicar o resultado estético e funcional da obra.

 

QUALIDADE

Sendo a perfeição dos acabamentos e a uniformidade de cor aspetos de maior relevância nos painéis pré-fabricados de betão atendendo à sua utilização e consequente exposição que terão quando aplicados em obra, normalmente nas fachadas, as exigências relativas à qualidade final dos elementos pré-fabricados é muito grande.

 

A estes produtos é exigido um maior rigor quer nas dimensões como nos acabamentos que podem tomar as mais variadas texturas e cores pois são enormes as possibilidades. A Farcimar além dos mais comuns painéis lisos e de cor cinza tem já experiência suficiente no fabrico de painéis em betão branco e de outras cores por via de adição de pigmentos inorgânicos na composição do betão, de painéis texturados e mesmos polidos e areados, pelo que o seu corpo técnico está preparada e disponível para estudar e testar qualquer novo desafio a este nível.

 

O controlo de qualidade da Farcimar está presente em todo o processo de fabrico dos painéis pré-fabricados em betão, começando na correta seleção das matérias-primas, passando pelos ensaios de controlo do betão e outras inspeções intermédias, e manutenção dos diversos equipamentos e acessórios, até à inspeção final do produto acabado, o que garante o cumprimento de todos os critérios de qualidade exigidos.

 

MONTAGEM

A Farcimar além da execução do projeto, fabrico e transporte poderá também assumir a montagem dos elementos pré-fabricados, acrescendo desta forma uma vantagem para os seus clientes.

 

O processo de aplicação em obra dos painéis pré-fabricados em betão sejam eles de revestimento ou estruturais, que como referido pode também ser assumido pela Farcimar, requer uma equipa reduzida e disciplinada constituída no máximo por três operários, uma auto-grua como meio de elevação dos painéis e dependendo da altura de trabalho poderá ser necessário o recurso a uma plataforma elevatória.


A montagem dos painéis pré-fabricados de betão compreende as seguintes etapas:

1. Preparação da base de apoio;

2. Colocação dos painéis;

3. Fixação definitiva dos painéis à estrutura (no caso dos painéis de revestimento), escoramento (no caso dos painéis estruturais);

4. Selagem das juntas;

5. Aplicação da armadura prevista em projeto e betonagem da abertura entre painéis (apenas nos painéis estruturais);

6. Tratamento das juntas;

7. Pinturas ou rebocos se previstos.

img1 Painéis estruturais
img2 Painéis estruturais

contacte-nos sobre este produto

Insira o código de segurança
 A6JLVG2oA
imprimir
RECOMENDAR
Recomendação de Produto Preencha este formulário para recomendar os nossos produtos.
Insira o código de segurança
 xnWbjzUnIV
RECOMENDAR