Box - Culvert

Os Pré-fabricados de betão armado designados por Box-Culvert que correspondem a caixas fechadas enterradas são vulgarmente usados na realização de galerias técnicas e de condutas hidráulicas, bem como na construção de passagens inferiores e agrícolas para travessia de veículos.

 

Os Box-Culvert são estruturas autoportantes enterradas, de secção retangular oca, podendo estes serem construídos por peças monolíticas, ou por duas peças sobrepostas. Ao serem acoplados umas às outras permitem executar com rapidez passagens para animais, passagens inferiores pedonais, canalizações hidráulicas, coletores de drenagem e galerias de serviço (eletricidade, água, gás, telecomunicações, etc). Possuem características de desempenho e resistência que lhe garantem uma prolongada vida útil.

 

A versatilidade destas estruturas torna-as cada vez mais uma opção onde a resistência, durabilidade e economia sejam de primordial importância.

 

A sua utilização apresenta vantagens substanciais face a outras soluções, das quais se destaca:

• A adaptabilidade às necessidades de obra quer em secção, alturas de aterro, sobrecargas, etc;

• Rapidez de execução e de entrada em serviço, logo redução de custos;

• Melhoria das condições de trabalho e de segurança em obra face à rapidez e simplicidade dos processos de montagem;

• Maior durabilidade face ao controlo de qualidade associado à sua produção;

• Produto com marcação CE dando cumprimento a EN 14844:2006 + A2:2011;

• Etc.

 

A união entre módulos é feita por encaixe macho-fêmea, com união elástica ou rígida em função dos materiais de enchimento e selagem a empregar.

 

Com uma série completa de Box-Culvert, que vai desde a secção 1,00x0,50 m2 até máxima standard de 5,00x5,00 m2, em conjunto com um corpo técnico especializado, que efetua o estudo caso a caso, a Farcimar está capacitada para dar resposta nas situações mais específi cas e variáveis, onde normalmente são aplicados estes  produtos.

 

Ou Seja a Farcimar possui a capacidade de dimensionar e produzir estruturas de forma a satisfazer requisitos de aplicação e condições de carga específicas.

 

DIMENSIONAMENTO

A verifi cação para os Estados Limite é realizada utilizando software de cálculo desenvolvido internamente, devidamente testado, sendo adotadas as combinações preconizadas na legislação em vigor.


As condicionantes de cálculo obedecem ao definido pelo cliente / projeto base e tomam em consideração as condições de utilização em especial as alturas de aterro e as sobrecargas associadas.



CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Betão
• Classe de resistência mínima - C30/37;
• Dimensão máxima do Inerte - 22mm;
• Classe de consistência do betão - S1;
• Classe do teor de cloretos - Cl 0.10 (Cl- < 0.10 % por massa de cimento);
• Classe de exposição – de acordo com as exigências regulamentares;

Aço
• Em varão e malha electrosoldada A500 NRSD e/ou A500 ER Recobrimento das armaduras – de acordo com a classe de exposição.

 


PRODUÇÃO

A Farcimar possui sistemas produtivos versáteis o que se traduz numa enorme capacidade de fabricar elementos praticamente com qualquer secção, desde que tecnicamente exequível.


São dois os tipos de processos produtivos que a FARCIMAR dispõe para o fabrico das Box-Culvert, quer se trate de peças monolíticas ou da solução de duas peças tipo “U” sobrepostas.


As primeiras são produzidas por moldagem automática num processo muito idêntico ao utilizado no fabrico das Manilhas fi cando estas peças monolíticas com um acabamento rugoso resultante da desmoldagem imediata ainda com o betão fresco, só possível graças às potentes vibrações induzidas pelo equipamento utilizado que permitem a obtenção de peças de elevada resistência e rigor.

 

Já as peças tipo “U” são produzidas num processo que designamos por moldagem manual, em moldes de elevada robustez o que permitem a obtenção de peças com elevada qualidade e rigor que apresentam uma superfície bastante lisa sendo a ligação entre diferentes peças inferiores e superiores controlada e garantida por um sistema de encaixe macho-fêmea.

 

QUALIDADE

Após implementação da norma harmonizada de referência e posterior auditoria da entidade auditora SGS no início do ano de 2010 foi atribuído à FARCIMAR o certifi cado de Marcação CE relativo ao controlo de produção em fábrica das Box-Culverts por cumprimento dos requisitos segundo a Norma Harmonizada EN 14844:2006+A2:2011.

 

O dimensionamento, a produção e controlo dos elementos pré-fabricados em cumprimento com a norma harmonizada, associados à versatilidade e robustez dos equipamentos produtivos e estes manuseados por equipas operativas experientes, permite a obtenção de peças com elevada qualidade e rigor com o máximo de rentabilidade.

 

MONTAGEM

Quando desejado, além do projeto da Box-Culvert e do fabrico e transporte dos elementos pré-fabricados, a Farcimar poderá também efetuar a sua montagem em obra, podendo ainda assumir a realização da base de apoio bem como a selagem das juntas entre elementos.


O processo de aplicação em obra de uma Box-Culvert pré-fabricada em betão, que como referido pode também ser assumido pela Farcimar consiste essencialmente nas seguintes etapas:

• Abertura da Vala e acertos de cotas;
• Preparação da base de assentamento normalmente em Betão (de Limpeza);
• Assentamento das peças com recurso a Auto-Grua (rendimentos diários muito elevados mas variáveis de acordo com a secção das Box-culverts e da dimensão das peças);
• Selagem das juntas de acordo com o defi nido;
• Execução dos sistemas de drenagem defi nidos e dos aterros laterais e superior.





img1 Box - Culvert
img2 Box - Culvert

contacte-nos sobre este produto

Insira o código de segurança
 cIE8Vp0ur2
imprimir
RECOMENDAR
Recomendação de Produto Preencha este formulário para recomendar os nossos produtos.
Insira o código de segurança
 LH5QoIBj
RECOMENDAR